terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia mundial sem carro

DiA SEM CARRO E SEMANA DO TRÂNSITO NA REGIÃO

Do Diário do Grande ABC

Diversas ações mobilizam a região na Semana Nacional do Trânsito e no Dia Mundial Sem Carro, quarta-feira, criado na Europa para estimular o uso de transportes alternativos ao carro.

São Caetano aproveitará a data para lançar a campanha Trânsito Amigo com dicas e instruções para tornar o tráfego de veículos mais agradável na cidade. Haverá distribuição de cartilha aos motoristas sancaetanense com informações como o transporte adequado de crianças em veículos. Aliás, esse é um dos temas da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito): Cinto de Segurança e Cadeirinha.

O uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma batida, segundo a Sbot (Sociedade Brasileirta de Ortopedia e Traumatologia). E enquanto 88% dos ocupantes dos bancos da frente usam o cinto, apenas 11% o utilizam no banco traseiro.

O uso da cadeirinha por crianças com até 7 anos e meio, que se tornou obrigatório desde o início deste mês, é tão importante quanto o do cinto. Segundo o Denatran, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças de 1 a 12 anos no País. Em 2008 foram 22.472 vítimas não fatais e 802 fatais. Estudo da ONG Criança Segura, que atua com ações de conscientização sobre acidentes diversos com os pequenos, os provocados no trânsito estão entre as três principais causas de mortalidade de crianças entre 0 e 14 anos.

Com o título Dispositivo de Segurança: eu uso, São Bernardo iniciou trabalho de conscientização no sábado. Palestras e apresentações de teatro acontecerão até dia 25. Os participantes receberão certificado, apostila e adesivos com o logo da campanha. Mais informações pelo telefone 4126-2902.

Mauá também aproveitou o sábado para lançar o serviço inédito Expresso Cegonha do Hospital Dr. Radamés Nardini. São dois veículos equipados com dispositivos de retenção para crianças menores de 1 ano que levarão mãe e recém-nascido até em casa, após alta hospitalar. Para os que possuem carro, haverá orientação sobre transporte seguro.

Na campanha em Diadema, com tema Sinal Verde, Paz no Trânsito, haverá faixas com mensagens de seguranças para motoristas, ciclistas e pedestres nas principais vias durante toda semana.

Mais informações sobre eventos no Dia Mundial Sem Carro em
http://diamundialsemcarro.ning.com


O que você opina sobre as iniciativas acima?


Nenhum comentário:

Postar um comentário