sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eternamente, Bossa Nova!

Eternamente, Bossa Nova

A Gazeta - MT, em 26/01/2011
Luiz Fernando Vieira
Da Redação
O Brasil foi descoberto em 1958! Não, não há erros nos livros de história. É que naquele ano 2 de nossas mais conceituadas riquezas se tornaram bem conhecidas pelo restante do planeta, a música e o futebol. Graças à conquista da Copa de Mundo e o nascimento da Bossa Nova pessoas em todas as regiões do planeta passaram a abrir os olhos para aquele país de dimensões continentais que destoava dos vizinhos latino-americanos, seja por sua língua (o único a falar português) ou pelos aspectos culturais que eram fruto de uma grande miscigenação.
Os 2 fatos são destacados por iniciativas distintas, mas que valem registro por sua importância. Criado por meio de lei, o Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro, por conta do nascimento dos pais do gênero musical que se tornou referência de música brasileira no exterior. No parecer, a equipe do Ministério da Cultura (MinC) reconhece o valor histórico e a contribuição da Bossa Nova na composição da identidade nacional. E considera que a data contribuirá para ajudar no reconhecimento, promoção e proteção da cultura brasileira, além de render justa homenagem a um grande ícone da música popular do país.
A Bossa Nova nasceu no Brasil como uma nova forma de tocar e cantar o samba, de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. A data foi escolhida por que, em 1958, Tom Jobim gravou o disco considerado o marco inicial da Bossa Nova, Canção do Amor Demais, com a cantora Elizeth Cardoso. Nesse disco, em que João Gilberto aparece apenas como violonista em algumas faixas, surgem já as primeiras harmonias e orquestrações mais tarde consagradas pelo gênero.
Para lembrar a Bossa Nova, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao MinC, promoveu, nesta terça-feira (25), a mesa-redonda “A interação harmônica, melódica e rítmica com o samba”, em que se discutiu a fonte maior de inspiração da Bossa Nova, o samba.
A taça é nossa – Outra iniciativa que vale uma ida à locadora é o documentário 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil, do jornalista José Carlos Asbeg, que pode ser visto em DVD. O filme narra a emocionante história do primeiro título mundial do futebol brasileiro, contada pelos próprios jogadores, conquistou a crítica e o público. O filme inclui as principais jogadas e todos os gols da seleção brasileira. Os dramas e as histórias de bastidores da maior epopéia do esporte nacional, com a qualidade de uma exibição cinematográfica. Os craques de 1958 redimiram o futebol brasileiro do trauma de oito anos antes, quando perdeu a dramática final para o Uruguai em pleno Maracanã. Foram seis jogos. Cada jogo uma história, uma epopéia: sustos, superações, pequenos heroísmos e a euforia do título. A taça Jules Rimet voltou na bagagem da delegação e fez do Brasil, definitivamente, o país do futebol.
Tão importante quanto o título, foi a revelação para o mundo da genialidade precoce de Pelé, o maior jogador de todos os tempos, e do fenômeno lúdico de Garrincha, o maior driblador que os campos já conheceram. Ao lado deles, um timaço que mesclava veteranos e novatos, que tinha a classe de Gilmar, a liderança de Nilton Santos, a categoria de Didi, a raça de Bellini e de Orlando, o pulmão de Zagalo, a valentia de Vavá e o equilíbrio de Zito e a regularidade de De Sordi e de Djalma Santos. é interessante ver os depoimentos dos adversários, unânimes em dizer que aquele era o time dos sonhos. (Com informações do MinC e da assessoria)

Exposição sobre a diversidade cultural do Brasil

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Do Haiti ao Wikileaks: o balanço das notícias internacionais de 2010


O ano de 2010 começou com a terra tremendo. Em janeiro, um terremoto assolou o Haiti e matou mais de 230 pessoas. No mês seguinte, a vítima foi o Chile.

Já abril foi marcado por problemas ligados ao meio ambiente. Nos Estados Unidos, um vazamento de petróleo da plataforma da BP, no Golfo do México, provoca o pior acidente ambiental da história dao país.
Três meses depois, a principal notícia veio do Oriente Médio, por causa de uma troca de acusações entre Turquia e Israel após a morte de ativistas. A bordo de um barco, eles tentavam furar o bloqueio israelense e chegar na Faixa de Gaza.

Em seguida, o foco se voltou para a Àfrica do Sul, que abrigou a primeira Copa do mundo em território africano. Antes da comemoração dos espanhóis, que levaram o título, uma notícia triste: a morte do grande escritor português José Saramago.


Julian Assange
Assange, do Wikileaks, dominou o noticiário no fim de 2010
No Paquistão, uma tragédia humanitária: enchentes devastadoras deixam mais de 20 milhões de desabrigados.

Latinos

No segundo semestre, boa parte dos fatos que dominaram o noticiários vieram da América Latina.

No Equador, o presidente Rafel Correa acusa opositores de tentarem dar um golpe de Estado e acaba sendo ferido durante uma manifestação.
No Chile, começa em agosto o drama dos 33 mineiros, que ficaram soterrados por dois meses. O resgate do grupo - todos a salvo - foi acompanhado pelo mundo todo.

Já a Argentina chorou a morte do ex-presidente Néstor Kirchner e o Haiti voltou a sofrer, dessa vez com um surto de cólera.

E o escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o vencedor do Nobel da Literatura - primeiro da região a receber o prêmio desde o colombiano Gabriel García Márquez, em 1982.

Já o ativista chinês de direitos humanos Liu Xiaobo foi premiado com o Nobel da Paz, mas não pôde ir recebê-lo porque está preso em seu país.

Em dezembro, Príncipe William anunciou que se casará com Kate Middleton, em abril de 2011.

Mas o fim do ano foi marcado mesmo por Julian Assange e seu site, o Wikileaks, responsável por revelar milhares de comunicados secretos da diplomacia americana, envolvendo uns dos principais nomes da política mundial.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma novela de 50 anos!!!

Novela mais longa da televisão britânica comemora 50 anos

Técnicos preparam cenário de desaste em um dos capítulos mais recentes de Coronation Street
Técnicos preparam cenário de capítulo recente de 'Coronation Street'
Uma das novelas mais longas do mundo, Coronation Street, da emissora de televisão britânica ITV, está comemorando 50 anos nesta semana.
O recorde de novela mais longa cabe à produção americanaGuiding Light, que teve seu último capítulo exibido em setembro do ano passado após 72 anos no ar - os primeiros 15, a partir de 1937, no rádio, e os restantes na televisão.
Para marcar a data, os roteiristas da popular novela britânica programaram acontecimentos dramáticos, com personagens centrais envolvidos em um grande acidente de bonde, revelações de adultério e filhos ilegítimos e dilemas amorosos.
Na noite de segunda-feira, o programa, que vai ao ar quatro vezes por semana, teve uma audiência estimada em cerca de 13 milhões de telespectadores.
Outra novela britânica, East Enders, da BBC, no ar desde 1985, atraiu 17 milhões de telespectadores quando comemorou 25 anos, em fevereiro último.
Atualmente, somente os concursos de calouros comandados pelo empresário musical Simon Cowell conseguem atrair audiências comparáveis na televisão britânica.
Coronation Street
O ator William Roache nos primeiros capítulos da novela
William Roache é o único ator que está desde o começo da novela
A mais longa novela da televisão britânica é situada em Weatherfield, um subúrbio fictício da cidade de Manchester, no oeste da Inglaterra.
O elenco atual conserva apenas um dos atores da equipe inicial. Ele é William Roache, que interpreta o personagem Ken Barlow.
Depois de vários relacionamentos fracassados, uma viuvez e alguns divórcios, Barlow, nascido e criado no bairro fictício, é hoje aposentado e vive com a terceira esposa, Deirdre, na casa número 1 da Rua Coronation.
O personagem exemplifica uma característica comum das novelas britânicas: os protagonistas raramente são mostrados como pessoas equilibradas e felizes.
O aniversário do primeiro episódio de Coronation Street, transmitido no dia 9 de dezembro de 1960, será marcado na quinta-feira com uma transmissão, ao vivo, de um capítulo especial com uma hora e duração.

Ditadura da beleza, o massacre da mídia

Matéria sobre a Violência na Mídia

Mídia e subjetividade


Assista ao vídeo 2 vezes com muita ATENÇÃO, pois o áudio não é tão "bom".

1. O que você opina sobre a mídia e a subjetividade?

2. Você acha que a mídia tem o poder de:
    a) descaracterizar a subjetividade e a diversidade cultural de um povo?
    b) influenciar a opinião pública?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Congestionamento = rodízio suspenso em SP


SP tem trânsito congestionado por chuvas; rodízio é suspenso
11 de janeiro de 2011  06h55  atualizado às 09h23

comentários
12

Caminhão atravessa área alagada na Marginal Tietê na manhã desta terça-feira. Foto: Reinaldo Marques/Terra
Caminhão atravessa área alagada na Marginal Tietê na manhã desta terça-feira
Foto: Reinaldo Marques/Terra

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na noite de segunda-feira e na madrugada desta terça ainda causa transtornos ao morador da capital paulista nesta manhã. Apesar de a chuva ter cessado, a Marginal Tietê, principal corredor de veículos de São Paulo, apresentava às 8h vários pontos de alagamento intransitáveis em quase todas as regiões, em ambos sentidos, o que ajudava a provocar grandes congestionamentos na cidade - no horário, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) registrava 80 km de lentidão.
A orientação da CET é para que o motorista evite sair de casa, já que não há muitas alternativas para o cidadão evitar ficar parado no trânsito. Por conta desta situação, a Secretaria dos Transportes suspendeu o rodízio de carros durante todo o dia e de caminhões e veículos pesados até o meio dia. De acordo com a CET, depois que as águas baixarem, ainda será preciso limpar toda a sujeira para que as vias sejam liberadas. Um total de 677 agentes da CET, 15 equipes de manutenção de semáforos e 356 viaturas (incluindo motos e guinchos) foram deslocadas para monitorar locais com maior possibilidade de alagamentos, em um aumento de efetivo - as equipes que estavam em campo prorrogaram seu turno de trabalho, somando-se aos agentes que estavam iniciando sua jornada.
Os principais pontos de lentidão eram registrados na Radial Leste e na Marginal Tietê. Na pista sentido centro da Radial, os motoristas enfrentavam trânsito lento nos 9,5 km entre a estação Guilhermina do Metrô até a rua Almirante Brasil. No sentido contrário, eram 4,7 km, da rua Wandelkolk ao viaduto Pires do Rio.
Na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello Branco, havia lentidão entre as pontes do Aricanduva e Jânio Quadros (4,2 km). Já no sentido contrário, a CET também registrava 4,2 km de congestionamento, da ponte do Aricanduva até a ponte Jânio Quadros.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) aponta que ainda há 49 pontos ativos de alagamento, sendo que 33 deles são intransitáveis. Os principais problemas eram registrados na região da Marginal Tietê, que estava em estado de alerta às 7h30. A zona norte encontrava-se em estado de atenção. A situação já começa a ficar complicada nos pontos de acesso à capital. Nas rodovias Presidente Dutra, Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes, o trânsito está praticamente parado na chegada à cidade.
Apesar de as principais vias apresentarem problemas com o trânsito, a SPTrans, responsável pela gestão dos ônibus em São Paulo, informou que a circulação não será afetada pelas chuvas e que toda a frota estará normalmente nas ruas - em caso de impossibilidade de tráfego, os motoristas estão orientados a usarem os acessos designados pela CET.
No Metrô e na CPTM, responsável pelos trens metropolitanos, a situação é normal. Segundo as empresas, quando há chuva forte, o procedimento adotado é a diminuição da velocidade dos trens. Apesar disso, até o momento não há nenhuma orientação neste sentido. A CPTM informou que nenhuma via se encontra alagada.
Redação Terra
Colaboraram com esta notícia os internautas Anderson Gemalgo, Carlos Bruno de Oliveira, Gabriel Bueno e Helton Silveira, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.