terça-feira, 19 de março de 2013

Carros Flex são a melhor opção?

27/02/2011

Por Karine Teixeira / Foto: Reprodução
(adaptação)


Os carros flex, chamados também de motor bicombustível, são movidos a álcool e a gasolina. Eles apresentam vantagens em relação a veículos movidos a um só combustível, já que permitem a alternância entre o etanol e a gasolina

“Um carro flex consiste em uma vantagem, pois, como a economia internacional é instável, ela pode sofrer alterações do dia para a noite e, assim, afetar o preço da gasolina, por exemplo”, conta o economista Reginaldo Franco.

Caso isso aconteça, ele explica que quem tem um carro flex poderá optar por abastecer seu veículo a álcool e, deste modo, economizar. “Este tipo de motor também é vantajoso para quem não tem um posto de combustível fixo para abastecer seu carro, pois pode ser que em um determinado posto de abastecimento compense financeiramente o álcool e em outro estabelecimento compense a gasolina, podendo o dono de um automóvel flex fazer a opção que mais agrade ao seu bolso”, conta Franco. 

Segundo o gerente de uma concessionária da cidade, Cláudio Campos Faria, as vendas de carros flexs somam cerca de 80% nas vendas. “Embora o álcool seja mais barato, ele não tem o mesmo desempenho da gasolina. Por exemplo, enquanto um carro faz dez quilômetros com a gasolina, só faz sete com o etanol,”. 

Como os preços e desempenhos são diferentes, é preciso adotar um cálculo para ver qual dos dois sai mais barato. A conta é simples: se, ao dividir o preço do álcool pelo preço da gasolina, o resultado der abaixo de 0,7, o álcool é o combustível mais econômico. A gasolina sairá mais em conta, se o valor do cálculo der acima de 0,7. “Para escolher o tipo de combustível mais adequado às suas necessidades, é preciso perceber o que o mercado tem para oferecer e avaliar as vantagens e desvantagens,” aconselha o economista.

Atualmente, são produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. “A vantagem quando o assunto é gasolina é o combustível utilizado na combustão do motor, pois o arranque e  o desenvolvimento do carro são mais eficientes que um motor a diesel, por exemplo”, destaca o gerente.  Ele ainda conta que a utilização de gasolina com aditivos ajuda a manter limpos os sistemas de injeção, o que significa que o desgaste das peças diminui protegendo o motor. 

Já as desvantagens do uso desse tipo de combustível é o seu preço, além de poluir o ar com as emissões de CO2 e ser uma fonte esgotável, dependente do petróleo. O gasóleo é o combustível utilizado em motores de combustão interna, e é utilizado nas mais diversas aplicações, tais como automóveis, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).  “Os componentes do gasóleo são selecionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel.  Recentemente, o diesel de petróleo vem sendo substituído pelo biodiesel, que é uma fonte de energia renovável”, explica Faria. Como vantagens do gasóleo, trata-se de um combustível mais econômico que a gasolina, que garante elevados níveis de performance. Como desvantagens do gasóleo, os carros não se desenvolvem tão bem como os a gasolina no arranque. Com temperaturas muito baixas, o gasóleo pode congelar no depósito, polui o ar com as emissões de CO2, além de ser uma fonte esgotável, dependente do petróleo. 

O gás de petróleo liquefeito (GPL) é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos. As vantagens é que o combustível é mais limpo, mais econômico e rentável, e amigo do ambiente, sendo uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica. As desvantagens do uso de GPL são que este é um gás obtido através da destilação do petróleo, o que significa que também não é renovável. Apesar de libertar gases menos nocivos à Camada de Ozônio, um tanque GPL também emite vapores para a atmosfera.

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