quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O ranking da corrupção

2 comentários:

  1. Parece que embora o Brasil ocupe agora um posto melhor no ranking da corrupção, é somente porque outros paises têm piorado sua posição.
    E é uma pena que um país emergente e com muitas possibilidades como o Brasil tenha esse grave problema. Se isso não mudar, o Brasil não será um país totalmente desenvolvido.
    E eu concordo com o senhor da entrevista. Há quatro pontos fundamentais para evitar a corrupção num país: a democracia, um marco legal com leis que possam punir, com prensa livre que possa denunciar, instituições que ponham organismos de controle e investiguem aos governos, e a tolerância zero dos cidadãos à corrupção.
    E de todo isso, eu acho que o mais importante é que o povo não tenha nenhuma tolerância à corrupção dos políticos. Se os cidadãos achar que esse é um ponto fundamental, elegerão políticos que lutem contra a corrupção.
    Mas, para que o povo possa escolher, tem que existir uma democracia real, onde as pessoas possam eleger ao candidato livremente.
    Eu acho que o Brasil é uma democracia real, mas os cidadãos somente agora estão começando a ver a corrupção como um grande problema para seu desenvolvimento. Até agora, só era um problema menor.
    E outra coisa muito importante que disse o professor na entrevista é que as instituições que controlem a corrupção devem ter autonomia, devem poder investigar, processar e punir se for necessário.

    ResponderExcluir
  2. Da mesma forma que opina o especialista na matéria, eu também acho que o ponto chave para suprimir a corrupção é a criação dum marco legal com leis que permitam acabar com estes atos ilegais. Para isso, precisam-se de efetivos mecanismos de controle, como o Tribunal de Contas, para desestimular a corrupção.

    ResponderExcluir