segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Redação 7 (texto) - LÍNGUA PORTUGUESA NA ONU

Leia o texto abaixo e escreva um artigo de opinião para ser publicado no “Observatório da Língua Portuguesa”, posicionando-se sobre a proposta de o português ser uma das línguas oficiais da ONU.                                                


Português: língua oficial da ONU? 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, acredita que em pouco tempo a língua portuguesa será um idioma oficial das Nações Unidas e defendeu que o português já é uma língua global. O governante português acredita que nas próximas décadas o idioma será oficial em várias instituições internacionais; analistas estimam que 500 milhões de pessoas falem português até o fim do século.
Em entrevista à ONU News, Augusto Santos Silva relembrou que o português está entre as línguas mais faladas no mundo e que atualmente existem cerca de 260 milhões de pessoas que têm o idioma como língua materna, um número que deverá continuar a crescer graças ao aumento demográfico que se irá registrar, principalmente no continente africano.
"De acordo com as projeções das Nações Unidas, por meados deste século, ainda vários de nós estarão vivos, e esse valor atingirá perto de 400 milhões. E por fim do século, o tempo dos nossos filhos ou dos nossos netos, haverá perto das 500 milhões de pessoas em todo o mundo nativas do português". O ministro de Portugal defende que, através do empenho de todos, o idioma pode ser reconhecido em várias organizações internacionais como língua oficial e destacou que o número de pessoas que utilizam o idioma é importante, mas também a qualidade é fundamental.
"O português tem que ser também uma língua de ciência e de cultura, e tem que ser uma língua de comunicação e de negócios. E estamos a trabalhar na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) nessa direção, com o IILP (Instituto Internacional de Língua Portuguesa) sediado em Cabo Verde”.Nas Nações Unidas, a decisão sobre o estatuto de uma língua como oficial compete aos países-membros da Assembleia Geral. Atualmente, existem seis línguas oficiais nas Nações Unidas: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. (Fonte e Imagem: UNRIC - Adaptação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário